Com a alta procura de máscaras no mercado, chegamos em um período de escassez total do produto e onde é possível encontrar lugares onde máscaras cirúrgicas descartáveis são vendidas por até R$ 25,oo. Por conta desse cenário, muitas pessoas estão buscando alternativas nas máscaras caseiras e feitas de tecido.
Lembramos que as máscaras não servem para proteção contra o vírus e ainda não foi comprovado cientificamente que pessoas assintomáticas (que tem o vírus mas não apresentam sintomas) possam transmitir o novo corona vírus (COVID-19).
Para pessoas que apresentam sintomas ou que estejam infectadas pelo vírus ela ajuda a barrar as gotículas maiores vindas de tosses ou espirros. Como o vírus é um ser microscópio, e o tecido tem um espaçamento na trama, a máscara não consegue criar uma barreira com 100% de proteção.
Tendo consciência disso, também acredito que toda tentativa é valida, então se você quiser ter uma para idas rápidas ao mercado ou farmácia, faça uma e mantenha sua higiene pessoal em dia. Lave sempre as mãos, se possível, assim que chegar em casa, troque de roupas ou tome banho, mantendo as mãos distantes dos olhos e boca e o principal é que se mantenha em isolamento social até as coisas melhorarem.
Desenvolvi essa modelagem na técnica de moulage, pois conversando com alguns profissionais da área de saúde, me informaram que o ideal é vedar o máximo possível em todos os cantinhos da máscara. Então criei a modelagem em cima do rosto, fazendo com que ela se encaixasse perfeitamente ao redor dele, diferente das outras modelagens de máscaras de tecidos que vi por aí. Outro diferencial é que por ser feita na moulage, tive o cuidado de deixar a parte dos olhos baixa para evitar que a pessoa que esteja utilizando a máscara não coloque a mão nos olhos.
Como eu sei que nem todo mundo tem esses materiais em casa, fui tentando encontrar outras possibilidades para substituir alguns deles e também explico no video.
- Fita métrica ou régua;
- Tesoura;
- Linha;
- Agulha de mão ou máquina de costura;
- Algum marcador para riscar o tecido: caneta, lápis, giz;
- Arame fino (se não tiver, é só pular essa etapa);
- Alfinetes (podem ser substituídos por fita crepe ou algo que você consiga juntar as camadas dos tecidos);
- Fita de cetim ou fita de renda (no vídeo é ensinado a fazer uma fita com o próprio tecido);
- Alicate;
- Um tecido com a trama mais fechada que você tiver em casa (tricoline, percal ou algodão cru são boas opções);
Primeiro, é legal que você tenha mais de uma para poder trocar com a maior frequência possível, pois o recomendado é que ela seja trocada à cada 2 horas. Lembre-se de sempre lavar as mãos antes de tirá-la ou trocá-la, isso é essencial para a prevenção.
Agora sim, para lavar sua máscara, use água, qualquer sabão e álcool. É muito importante lavar bem, e de preferência deixar ela de molho um pouco em água e sabão, isso vai ajudar para que o sabão entre nas fibras do tecido e desse jeito, eliminar qualquer vírus com mais eficácia.
Quando estiver seco, passe a máscara com o ferro na maior temperatura e por bastante tempo.
Para saber qual é o tamanho da sua máscara e aprender o passo-a-passo para fazer essa máscara, clique no vídeo abaixo!
Beijos de Luz e fique em casa! <3
Vídeo: Augusto Rodrigues Azevedo
Fotos: Priscila Rodrigues Azevedo